Destaques

“Tornozeleira no cu”: saiba quem é o minero preso por desafiar Moraes

Saldanha atuava na internet e foi preso pela primeira vez após atacar tribunais

O locutor e apresentador mineiro Roque Saldanha, conhecido por seu estilo provocador e autointitulado “a voz de trovão do Brasil”, foi preso novamente por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Saldanha, natural de Carlos Chagas (MG), é investigado por organizar e incentivar atos contra o Estado Democrático de Direito.

Reincidência e violação das condições judiciais

Esta é a segunda detenção de Saldanha em menos de um ano. Em janeiro de 2023, ele foi preso sob acusações de incitar a violência e promover atos golpistas. Apesar da gravidade das ações, foi liberado no mesmo mês mediante o cumprimento de medidas cautelares, que incluíam o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de deixar a cidade de Governador Valadares (MG). No entanto, Saldanha desrespeitou as condições impostas, rompendo a tornozeleira eletrônica e publicando um vídeo ofensivo direcionado ao ministro Alexandre de Moraes. Na gravação, ele o chamou de “nao homem”, utilizando termos vulgares em tom de afronta.

Um histórico de incitações antidemocráticas

Roque Saldanha é investigado por sua atuação nas redes sociais, onde convocava e incentivava a realização de atos violentos contra o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é acusado de promover ataques ao Estado Democrático de Direito e de incentivar a desobediência civil em prol de pautas consideradas golpistas.

Nas eleições de 2022, Saldanha concorreu ao cargo de deputado federal por Minas Gerais pelo PSC, mas não conseguiu se eleger. O locutor se identifica como homem de direita e membro da chamada “bancada da bala”, caracterizando-se como um crítico ferrenho das instituições democráticas.

Repercussão e medidas legais

A reincidência dos atos de Saldanha levou à sua nova prisão, intensificando as investigações sobre seu papel na organização de atos criminosos. O caso reforça a atuação do STF no combate a ameaças ao Estado Democrático e evidencia as consequências da desobediência às medidas judiciais.

A prisão de Saldanha também suscita debates sobre o uso das redes sociais como ferramenta de incitação à violência e o papel das autoridades em garantir a estabilidade institucional no país. Por enquanto, ele permanece detido, aguardando os desdobramentos do processo que tramita no STF.

 

Artigos relacionados

14 Comentários

  1. Definitely believe that which you said. Your favorite justification seemed to be on the web the easiest thing to be aware of. I say to you, I definitely get annoyed while people think about worries that they just do not know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

  2. Greetings! I’ve been following your web site for some time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Kingwood Tx! Just wanted to mention keep up the great job!

  3. Coloquem a foto de quem comete os crimes e não quem os julga e estamos cansados de saber embora muitos pensem que a opinião rasteira é o julgamento popular, mas golpista nunca será maioria.

    1. Muito pertinente sua observação. Quem é este Roque Saldanha? Por que não tem a foto dele? Tem jornalista muito ruim de serviço e revisor pior ainda..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo