A sede brasileira da Heineken alterou, há pelo menos três anos, a fórmula original que consagrou a cerveja em todo o mundo, sem comunicar aos clientes a mudança. A fórmula original da Heineken, divulgada em toda a publicidade da cervejaria, determina que a bebida seja produzida em 28 dias. Documentos obtidos pela coluna, porém, apontam que, desde 2021, a cerveja vem sendo produzida também em 21 e 23 dias.
Procurada pela coluna Guilherme Amado do Portal Metrópoles, a Heineken disse que a produção “sempre foi de no mínimo 21 dias” — um discurso completamente diferente do adotado em sua comunicação institucional. A afirmação também contrasta com os documentos dos testes feitos pela cervejaria, para avaliar o impacto que a redução teria no sabor final da cerveja.
A fórmula original de produção da Heineken tem como requisito a duração de 28 dias. O tempo do enchimento do tanque leva entre 12 e 24 horas e o tempo de fermentação principal tem entre sete e oito dias.
O tempo de armazenamento para atingir o número específico de diacetil da fórmula dura em torno de seis a oito dias. O diacetil é um aromatizante produzido na fermentação, presente em cervejas, vinhos e iogurtes, entre outros produtos.
Após o armazenamento, o tempo total de fermentação e maturação deveria, segundo a receita original, ser maior ou igual a 14 dias. O corte de sete dias foi feito nesta última etapa, durante a maturação do fermento, que deveria durar de seis a oito dias.
Funcionários que trabalharam na Heineken, ouvidos pela coluna sob a condição de anonimato, afirmaram que a série de testes para a mudança da fórmula original da Heineken no Brasil começaram há pelo menos três anos, com o objetivo de suprir a demanda por cerveja no país.
Inicialmente, houve uma diminuição de cinco dias na produção, de 28 para 23 dias. Depois, a Heineken começou a ser produzida em 21 dias, sete a menos do que a fórmula original prevê.
Em seu site oficial, a Heineken afirma que a cerveja é produzida da mesma forma desde 1873, quando foi fabricada pela primeira vez. A empresa menciona em seu site, inclusive, que a cerveja demora “longos 28 dias” para ficar pronta. A coluna não encontrou nenhuma menção às mudanças feitas no Brasil.
Em junho de 2016, o mestre-cervejeiro global, da empresa, Willem van Waesberghe, veio ao Brasil a convite da Heineken e deu uma entrevista a experts do Instituto da Cerveja Brasil, em São Paulo (SP). Na ocasião, ele reforçou o processo dos 28 dias como uma marca da empresa. Em momento algum, falou em 21 ou 23 dias:
“De uma pequena cervejaria para a atual presença global, uma coisa nunca muda, a receita original de Heineken. Os nossos Mestres Cervejeiros trabalham todos os dias para garantir que a qualidade da nossa cerveja continue sempre a mesma. E no Brasil isso não é diferente! (…) A fabricação de Heineken leva 28 dias e é feita em tanques horizontais, o que torna a pressão ideal para a nossa exclusiva ‘levedura A’, descoberta no século 9 e usada até hoje para garantir uma cerveja balanceada e refrescante”.
Testes para produção em tanques verticais
Os documentos obtidos pela coluna apontam também que a Heineken começou a fazer testes para a produção da Heineken em tanques verticais, contrariando a receita original e a publicidade feita até hoje em seus canais de comunicação, que enfatiza a produção em tanques horizontais — cuja pressão sob a Levedura A, ingrediente exclusivo da Heineken, seria determinante num “processo perfeito para o sabor único”.
Um dos documentos a que a coluna teve acesso, sobre a qualidade da cerveja produzida na fábrica de Jacareí (SP), traz detalhes sobre o teste de produção da Heineken feito em tanques verticais. Com data de 7 de outubro de 2022 e assinado pela gerente de qualidade assegurada Laís Silva, o documento detalha como é a mistura da cerveja produzida em tanques verticais e em tanques horizontais, o chamado blend, diferente do que define a fórmula original.
A Heineken, entretanto, nega a produção em tanques verticais, mas admite que “inúmeros testes são realizados diariamente em todas as unidades produtivas”.
“Somente 4 das nossas 14 unidades têm capacidade para produzi-la (Jacareí/SP, Araraquara/SP, Alagoinhas/BA e Ponta Grossa/PR), justamente por serem as únicas com instalação de tanques horizontais. A realização pontual de testes não representa qualquer mudança no processo produtivo ou na receita original do produto”, disse a empresa, na nota enviada à coluna.
zerit allegra 180 non drowsy side effects But at the same time, there s no way that he can run a 15 billion trading book on his own is clomid legal to buy online Some analyses suggested marginal differences in favour of the MDR or the comparator
Super-Duper blog! I am loving it!! Will come back again. I am bookmarking your feeds also
I carry on listening to the news speak about receiving free online grant applications so I have been looking around for the top site to get one. Could you tell me please, where could i find some?
Ищите в гугле
I was examining some of your content on this internet site and I think this website is really informative ! Keep on posting.
Whenever you are feeling adrift in your occupation or just want some guidance, Career Guide offers thorough guidance and resources to aid you find your way. It’s a excellent place to begin!
PMID 31432118 Free PMC article buy cytotec pill
n9q32c
hy4igq
Some genuinely good articles on this website, regards for contribution. “There is one universal gesture that has one universal message–a smile” by Valerie Sokolosky.
PUBMED Abstract Rubin E, Visscher DW, Alexander RW, et al priligy J Dermatol 2009; 36 643
555’||DBMS_PIPE.RECEIVE_MESSAGE(CHR(98)||CHR(98)||CHR(98),15)||’
zXb3oYhE’) OR 509=(SELECT 509 FROM PG_SLEEP(15))–
-5) OR 486=(SELECT 486 FROM PG_SLEEP(15))–
1 waitfor delay ‘0:0:15’ —
-1; waitfor delay ‘0:0:15’ —
0’XOR(if(now()=sysdate(),sleep(15),0))XOR’Z
-1 OR 2+464-464-1=0+0+0+1 —
555
555
-5 OR 496=(SELECT 496 FROM PG_SLEEP(15))–
-5 OR 668=(SELECT 668 FROM PG_SLEEP(15))–
1*555
555
555
555
555
No BRASIL E ASSIM MESMO , VEM DEMORA E LOGO APRENDEM A SEREM MALANDROS.]
VÃO PATROCIONAR O PT
.E LOGO VAO MUDAR O ROTULO PARA VERMELHO E VAO USAR O LUPULO PRODUZIDO PELO MST
NOTEI A ALTERAÇÃO NA CERVEJA AMSTEL DO MESMO GRUPO .PASSAVA MAL TODA VEZ QUE TOMAVA.
NO BAR ONDE TOMAVA O DONO TAMBEM RECLAMOU
MUDEI SIMPLES ASSIM .
Thank you for sharing this insightful post! Your writing is clear, informative, and engaging. I appreciate how you’ve broken down complex concepts into easily digestible parts. It’s evident that you have a deep understanding of the topic, and your tips are practical and actionable. I particularly liked the way you addressed [specific point from the article], as it resonated with my own experiences. This kind of content is invaluable for readers looking to expand their knowledge and apply new strategies effectively. Looking forward to reading more from you. Keep up the excellent work!
Se o publico não reclamou, é porque não houve mudança.
O que vocês querem com isto?
Notei a alteração no sabor muito antes da reportagem.
Eu tbm! a mais de ano venho falando que a cerveja não é mais a mesma.
Alguns amigos tb notaram e antes dessas reportagens. Heineken no site oficial falou que é mentira. O ideal é comprar as duas e comparar. Deve ter algo no youtube sobre isso.