DestaquesNacional

Uberlândia pode se tornar capital nacional do paradesporto

A cidade terá 23 atletas e 10 membros da comissão técnica que participarão das Paralimpíadas de Paris) que se inicia hoje

De iniciativa da deputada federal Dandara Tonantzin, foi apresentado no Plenário da Câmara de Deputados ontem um Projeto de Lei para tornar a cidade de Uberlândia a capital nacional do paradesporto (PL 3104/2024). Na cidade, parcerias consolidadas entre o poder público, o setor privado, entidades ligadas ao desporto e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possibilitam um ambiente de fomento ao paradesporto, desde as atividades de base até as práticas de alto rendimento.

A “capital” do Triângulo Mineiro tem atuação forte de diferentes entidades como o Praia Clube, Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e também do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), que juntas investem na prática esportiva para pessoas com deficiência. Uberlândia também é uma referência em pesquisas e inovações tecnológicas na área.

A deputada Dandara propõe o projeto porque acredita no esporte como força transformadora. “Eu acredito que a inclusão transforma vidas. Sabemos que o esporte, muitas vezes, é a possibilidade que a juventude tem de se desenvolver. Quando falamos de jovens com deficiência, o esporte pode cumprir um papel ainda mais fundamental, que é o de possibilitar a inclusão, o desenvolvimento e o respeito às diferenças”, afirma.

Uberlândia já recebeu o 2º Congresso Paraolímpico Brasileiro e o 1º Congresso Paradesportivo Internacional e, neste ano de 2024, sediará também os Jogos do Interior de Minas Gerais Paradesporto (JIMI Paradesporto). No contexto de véspera do início das Paralimpíadas, o título proposto pela deputada é um reconhecimento pela trajetória da cidade no paradesporto.

Luiz Ricardo Lanzetta

Um dos maiores consultores de comunicação, especializado em gerenciamento de crise.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo