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Como o Carnaval em Minas Gerais se tornou um destino turístico de sucesso

Os bastidores da estratégia que impulsionou o carnaval em BH

O carnaval de Belo Horizonte, que recebe cerca de cinco milhões de pessoas e se consolidou como o terceiro maior do Brasil, tem um dos seus grandes arquitetos: Leônidas José de Oliveira. Atual Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas desempenhou papel fundamental na transformação da folia belo-horizontina quando esteve à frente da mesma pasta na prefeitura da capital. Seu trabalho impulsionou a festa, projetando a cidade como um dos principais destinos do país durante o período carnavalesco, que começou a estourar em 2009.

Agora, no comando da cultura e turismo em nível estadual, Leônidas lidera um marco histórico: pela primeira vez, Minas Gerais ultrapassará R$ 1 bilhão em investimentos na cultura. O volume recorde de recursos será distribuído por meio de fomento, editais e patrocínios, com um diferencial estratégico: cerca de 65% desse montante será destinado ao interior do estado. A descentralização da cultura fortalece a economia regional, cria novos polos turísticos e amplia a identidade mineira para além das fronteiras tradicionais.

Essa iniciativa está inserida no projeto AMA – Ano Mineiro das Artes, uma iniciativa que reforça a identidade cultural do estado e posiciona Minas Gerais como um destino cada vez mais atrativo para o turismo. O impacto econômico é expressivo: estima-se que cultura e turismo representem cerca de 10% do PIB mineiro, uma demonstração clara do potencial de crescimento e diversificação da economia local.

Mas a estratégia de Leônidas não se limita apenas aos grandes eventos. Ele é um dos principais defensores do conceito de “marketing da mineiridade“, promovendo a cultura local como um diferencial competitivo. Um dos maiores exemplos dessa visão estratégica foi a recente conquista do reconhecimento dos modos de fazer o queijo minas como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Essa certificação amplia a projeção internacional do estado, valorizando uma das expressões mais autênticas da identidade mineira.

Com um olhar apurado para a expansão cultural e turística, Leônidas José de Oliveira não apenas fortalece o presente, mas também pavimenta o futuro da cultura em Minas Gerais. Sua gestão demonstra que investir na cultura é também um caminho estratégico para o desenvolvimento econômico e social, gerando novas oportunidades e consolidando a identidade mineira no Brasil e no mundo.

Rodrigo Lopes

Rodrigo Lopes Trabalhou na TV Record, O Globo, Correio Braziliense, Hoje em Dia, Jornal do Brasil, IstoÉ e Estado de Minas. Foi vencedor do Prêmio Esso e do Prêmio Vladimir Herzog, com salário dos deputados estaduais em 2001 pelo Jornal Estado de Minas, e ganhador do Prêmio Esso Mensalão Tucano em 2005 pelo O Globo

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