DestaquesPolítica

Entenda a escalada nos ataques mútuos que culminou em cadeirada de Datena em Marçal

Provocações se iniciaram no primeiro bloco, incluindo menção a suposto caso de assédio do apresentador

O debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo realizado pela TV Cultura, na noite deste domingo, ficou marcado por uma agressão cometida por José Luiz Datena (PSDB) contra Pablo Marçal (PRTB), após uma sequência de insultos e provocações entre ambos.

Vídeo de espectador mostra o que ocorreu após interrupção do debate pela agressão de Datena
Após provocação: Datena agride Marçal com cadeira e é expulso de debate da TV Cultura.  Após agressão a Marçal, Datena diz que pretende ‘se manter candidato até o fim.

Marçal, que vinha anunciando nos últimos dias a intenção de “desestabilizar” Datena e forçá-lo a desistir da candidatura, iniciou o debate citando uma acusação por assédio sexual contra o candidato tucano. Sem digerir a fala de Marçal, Datena retomou o assunto em diferentes momentos para negar quaisquer acusações e atingiu o candidato do PRTB com uma cadeira após uma das provocações.

Recusa de Datena a fazer pergunta

No primeiro bloco de perguntas entre candidatos, Datena se recusou a elaborar uma questão para Marçal após o candidato do PRTB ser sorteado para respondê-lo.

Análise: Cadeirada vira meme imediato, mas consequências ainda são incertas
“Me reservo ao direito de não perguntar nada. Até agora ele subverteu toda a perspectiva desses debates, transformando em mero programa para a internet dele”, criticou Datena.

Menção a caso de assédio

O candidato do PRTB aproveitou o tempo de resposta, sem ter uma pergunta específica para responder, e levantou o primeiro ataque contra Datena, dizendo que o apresentador de TV “responde por assédio sexual”.

Por que todo esse ódio’: Nas redes, Marçal associa cadeirada de Datena a atentado contra Trump e facada em Bolsonaro

O caso citado é uma denúncia feita pela repórter Bruna Drews, em janeiro de 2019. Datena a processou por calúnia e difamação. Nove meses depois da acusação, ela assinou uma retratação em um cartório de São Bernardo do Campo.

Ladrãozinho de banco

Ao negar as acusações e frisar que o caso havia sido arquivado, Datena chamou Marçal de “ladrãozinho de banco devidamente acusado e condenado”, referindo-se a uma condenação do candidato do PRTB por furto qualificado em 2010. Investigação da Polícia Federal apontou que ele integrava um grupo que disparava e-mails para obter dados bancários. A pena foi extinta por prescrição do processo.

Incomodado com a menção ao suposto caso de assédio, Datena repetiu também, ao longo do debate, que o episódio havia gerado desgastes à sua família, e instou Marçal a se retratar.

Choro e nova provocação

O candidato do PRTB, porém, manteve o tom provocativo e citou o choro do adversário durante uma sabatina na semana passada. Na ocasião, Datena se emocionou ao comentar seu rendimento aquém do esperado nas pesquisas de intenção de voto, e disse que encerraria a carreira “sem realizar o sonho” de se eleger a um cargo público.

No quarto bloco do debate, Marçal lembrou ainda que, em um debate anterior nesta campanha, Datena havia se dirigido até seu púlpito com a suposta intenção de lhe agredir. A cena já havia sido resgatada por Marçal na primeira troca de insultos entre ambos, quando o candidato do PRTB disse que Datena “ladra e não morde”.

“Você atravessou o debate esses dias para me dar um tapa, você não é homem nem para fazer isso” falou Marçal, que neste momento foi atingido por Datena com uma cadeira.

Um no hospital, outro ‘sem arrependimento’

Após a agressão, Datena foi expulso do debate e Marçal, que disse não estar se sentindo bem depois de ser atingido, também se retirou do estúdio e foi a um hospital.

“Foi uma reação humana que eu não pude conter”, Datena explica agressão a Marçal durante debate
Em conversa com jornalistas depois da expulsão, Datena disse que perdeu a cabeça e reiterou que “jamais cometeu uma barbaridade dessa”, referindo-se à acusação de assédio.

“A partir do momento que eu me senti agredido ali, eu vi a figura da minha sogra, que, repito, morreu por causa disso, e infelizmente eu perdi a cabeça. Poderia ter simplesmente saído do debate e ido embora pra casa, que era muito melhor. Mas, do mesmo jeito que eu choro como uma reação humana, essa foi uma reação humana que eu não pude conter”, afirmou Datena, que depois acrescentou não ter se arrependido.

Com informações O Globo

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Fala RAPAZIADA Beleza !
    Sobre Aquele Produto que o Galvão Bueno Revelou em uma Entrevista que Faz ele Ter uma Vida Sexual mais Ativa com a sua Esposa.
    Eu estou USANDO e não é que o NEGÓCIO é Bom MESMO eu não Aguentava nem 5 minutinhos e já Ejaculava AGORA estou DURANDO ATÉ 35 MINUTOS Sem EJACULAR Controle TOTAL. a MULHER está VENDO Abelha COMIGO Agora. Kkkk

    Eu consegui o Site Oficial caso vocês Queira conhecer é só acessar Aqui ⬇️➡️ https://www.comeebem.site/maca-negra-mais-boro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo