Destaques

Despenca número de eleitores que acham Lula melhor que Bolsonaro

A porcentagem de eleitores que afirmam preferir o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao de Jair Bolsonaro (PL) caiu 13 pontos desde janeiro de 2024. No começo do ano, 51% dos eleitores consideravam a administração petista como “superior” à bolsonarista. Em março, essa porcentagem já havia diminuído para 44%. Atualmente, está em 38%. Esse é o índice mais baixo desde o início do mandato. Os dados são provenientes da pesquisa PoderData realizada entre os dias 25 e 27 de maio de 2024, com margem de erro de 2 pontos percentuais. Por outro lado, 41% dos brasileiros acreditam que o governo atual é pior do que o governo anterior.

O grupo insatisfeito com o atual presidente não considera Lula pior do que Bolsonaro. Esses eleitores agora afirmam que as duas administrações são semelhantes, sendo 18% nessa categoria em comparação aos 9% de janeiro. A pesquisa foi conduzida pelo PoderData com recursos próprios, entre os dias 25 e 27 de maio de 2024, por meio de entrevistas telefônicas para celulares e telefones fixos. O estudo contou com 2.500 entrevistados em 211 cidades nos 27 estados brasileiros, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

47% dos eleitores desaprovam o governo do presidente Lula, enquanto 45% o aprovam. Pela primeira vez desde que assumiu o cargo, a avaliação negativa supera a positiva em termos numéricos, mas ainda está dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa. Desde que tomou posse em janeiro de 2023, o percentual de desaprovação aumentou 8 pontos, passando de 39% para 47%. a aprovação ao governo petista caiu 7 pontos, de 52% para 45%, atingindo a menor taxa registrada historicamente.

Sobre o autor

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo