PSD indicará candidato a vice-prefeito das seis cidades mais importantes de MG; PT estará no topo da chapa

Em troca de apoio para a sua candidatura ao cargo de senador em 2026, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), fechará aliança com o PT nas seis maiores cidades de Minas Gerais para as eleições municipais deste ano. As negociações têm o aval do presidente do partido, Gilberto Kassab, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Silveira é secretário-geral da nacional e presidente do diretório mineiro do PSD, que demostra força e lealdade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A briga pelo controle da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia tem provocado insatisfação do PT com Silveira. Nos últimos dias, ele tem sido queimado dia sim, e outro também, a Lula. Os petistas também não perdoam Silveira por ter ignorado suas sugestões para o Conselho de Administração da Petrobras.

Em Uberlândia, Contagem e Juiz de Fora, o partido de Lula terá a cabeça de chapa e o PSD, a vice, segundo aliados de Silveira. Nas cidades de Governador Valadares, Ipatinga e Montes Claros, ainda não foi definido se o PSD só apoiará candidato petista ou se também indicará a cargo de vice.

Serão priorizadas candidaturas femininas. Eis os principais nomes que devem encabeçar as chapas: Uberlândia – Dandara Castro (PT), deputada federal; Contagem – Marília Campos (PT), atual prefeita; Juiz de Fora – Margarida Salomão (PT), atual prefeita. Depois de Belo Horizonte, essas são as maiores cidades do estado.

Na capital, a negociação caminha para uma pré-aliança de olho no 2º turno. O atual prefeito, Fuad Noman (PSD), será candidato à reeleição. O deputado federal Rogério Correia (PT/MG) vai concorrer. A ideia é construir um pacto de não agressão e tentar dar uma ideia de frente ampla contra a direita.

Silveira prepara caminho para a candidatura do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para governador do estado com apoio do PT e do presidente Lula.

Na eleição de 2022, os petistas apoiaram a candidatura a Silveira para o Senado, mas ele foi derrotado por Cleitinho (Republicanos).

Assine nossa Newsletter Matérias exclusivas na sua caixa de entrada.

Agora você ter acesso a reportagens exclusivas produzidas por
premiados jornalistas investigativos.